Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Uma ideia traz a outra : Arte e poesia na creche


"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução"
Machado Assis

Gosto muito  dessa citação de Machado de Assis.

 Se na vida como um todo é assim, imagina da Educação Infantil? São muitas ideias por minuto! 

Um exemplo?

Primeiro uma das turmas, constrói a réplica da estátua do Carlos Drummond de Andrade, em uma das atividade do Projeto Anual " Minha Alma Canta , Sou Carioca"



Foi um sucesso! Crianças, pais e educadores animados em tirar fotos com  o Drummond e também em conhecer mais sobre a sua obra.

Essa atividade deu início a um movimento de  leitura de poemas em toda a instituição, o que desencadeou em um  SARAU.

 Cada   turma escolheu um poema  que foi devidamente explorado com a turma  e apresentado no dia do Sarau. Você pode conferir no blog da Creche Municipal Tia Dora:




No berçário I, escolhemos  a temática " Vinícius visita Drummond". As crianças puderam ouvir alguns poemas do livro " A arca de Noé" e manuseá-lo. Dançamos  muito ao som dos CDs A arca de Noé I e II !

O poema escolhido para o Sarau, foi "AS ABELHAS"




Como registro plástico do poema, construímos uma colmeia em formato de  móbile, que serviu também de ambientação para a apresentação.  Uma das crianças foi a " abelha mestra" e as demais  " as abelhinhas" . Todas juntinhas,  dançaram  com as mamães que compareceram!



 Promovemos ainda o encontro das estátuas, e enquanto fazíamos as fotos, vários transeuntes pararam se interessaram e pararam para ouvir um pouco sobre o nosso trabalho.



Penso  no quanto sou privilegiada  em trabalhar num espaço tão rico e produtivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário