Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brincando de roda



Estou tendo o enorme prazer de explorar o universo das cirandas junto com meus alunos de maternal IIÉ incrível como eles se envolvem nas letras e coreografias embalados por essas canções  da nossa cultura.

Tudo começou a partir de uma reunião pedagógica, onde os professores discutir quais temas da cultura brasileira seriam explorados dentro do tema "FOLCLORE",  conversa vai, conversa vem (  e como é bom ter esse momento de planejamento garantido!!!)  e percebi que explorar as cirandas daria um bom caldo com a minha turma. 

O ponto  de partida foi a ciranda "CASA DE FARINHA" e  além de cantar e dançar muito ao som dessa canção, exploramos as características sensoriais da farinha, manuseamos, tingimos, fizemos  goma, misturamos cores... conhecemos outras cirandas ( duas ótimas opções  de áudios são os Cds, Roda de Cantigas, do Zé Zuca http://www.zezuca.com.br/ e o "Cantigas de Roda",  do Palavra Cantada  http://www.palavracantada.com.br/, eles A-D-O-R-A-M) . Utilizamos ainda:  cartaz com a letra da ciranda, para cantarmos  e passarmos o dedo acompanhando a letra, DVD com coletânea de pessoas brincando de ciranda em diferentes regiões do nosso país, releitura de imagens, construção de instrumentos musicais com sucata, exploração de diferentes sons e ritmos  com os instrumentos da bandinha, consciência corporal e exploração de movimentos



Explorando diferentes ritmos e sons, com os instrumentos da bandinha



Brincando com a farinha:




Colorindo a farinha




Construção de cartaz com o resultado da mistura das cores primárias;

Construindo um cartaz , com a nossa " Casa de Farinha, com diferentes técnicas



Em cada atividade planejada, procuramos  envolver as diferentes áreas do conhecimento  e linguagem, buscando oportunizar  momentos de aprendizagens e desenvolvimento para cada  criança!

  E a brincadeira continua!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário